Search This Blog

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Nem tudo é como nossos olhos vêem


Durante o 6º Festival Anual do Concurso A Melhor Ilusão do Ano no Philharmonic Center for the Arts, na cidade de Naples, Flórida; o cientista japonês Kokichi Sugihara anunciou a descoberta de uma tecnologia supostamente impossível: um magneto que atrai madeira. E em frente a centenas de pessoas, ele exiibiu o vídeo abaixo que lhe rendeu não só milhares de aplausos mas também o primeiro lugar da competição.



Através de um sofisticado software que testou como diferentes disposições de rampas pareceriam, vistas de diferentes ângulos, Sugihara criou sua ilusão. O padrão final em forma de cruz contem quatro rampas de diferentes comprimentos que, obviamente, se inclinam para baixo em direção ao centro, menos por um único ponto de vista. Apenas deste mágico ângulo, nossa mente decide que é mais simples ver quatro rampas de igual comprimento que se elevam em direção ao centro do que realmente enxergar a realidade!
Fantástico, não?

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

✿ Começando do começo

Caro leitor,

Vamos primeiro relembrar os bons tempos da bioquímica em que estudávamos sobre glicose. O fosfoenolpiruvato é aquele composto que com a ajuda da Piruvato Cinase se transforma em Piruvato. O piruvato é um a-cetoácido originado, tanto pela glicólise como pela degradação dos aminoácidos alanina, cisteína, glicina, serina, treonina e triptofano. 
A conversão do Piruvato a Acetil-CoA tem como função básica iniciar o Ciclo do Ácido Cítrico e formação de ATP. Portanto, o Piruvato possui importante função na conversão do alimento a energia. E o PEP é a molécula que o origina! =)
Aqui vai uma foto desses dois importantes compostos:

Agora você já lembra do PEP, não é mesmo?
Até a próxima!